Bolsão agendado do Seleção Educacional

1 – INTRODUÇÃO
O Curso Seleção é uma instituição de ensino preparatória para concursos de colégios, escolas e academias militares. O Seleção, desde a sua fundação em 1980, obteve, sempre, os melhores resultados do Centro-Oeste nos diversos concursos em que preparou seus alunos.

Ao promover um concurso de bolsas, o Seleção visa a identificar alunos com bom potencial para competir em concursos militares e oferecer descontos na anuidade dos seus cursos, criando uma motivação a mais para os alunos e, naturalmente, para os seus pais e/ou responsáveis.

2 – PROVAS
O concurso será constituído de duas a quatro provas objetivas de acordo com o concurso escolhido.

Segue abaixo a quantidade de provas em relação concurso;

Bolsão EPCAr/Colégio Naval 2020
Prova de Matemática e Português.

Bolsão EsPCEx/AFA/EFOMM/EN 2020
Prova de Matemática, Física e Português.

As questões serão de múltipla-escolha, com cinco alternativas, onde apenas uma está correta. Os programas estão no final deste edital.

As notas serão calculadas na escala de 0,00 a 10,00, com aproximação até a segunda casa decimal, e a média final é a média aritmética simples das duas ou quatro notas do concurso, com aproximação até a terceira casa decimal.

Não é permitido o uso de calculadoras, livros, apostilas e cadernos. Não haverá aplicação da prova em outro dia, diferente do estabelecido, mesmo por motivo de força maior.

Será eliminado sumariamente do Concurso o candidato que:
a) der ou receber auxílio para a execução da prova;
b) utilizar-se de qualquer material não autorizado;
c) cometer ato grave de indisciplina;

3 – CLASSIFICAÇÃO
Para fins de concessão de bolsas, os candidatos serão relacionados em ordem decrescente de média, segundo os seguintes critérios de desempate, nesta ordem,:

1o.  menor escolaridade, por exemplo, um aluno de 2a. série classificar-se-á na frente de um aluno de 3a. série, caso tenham a mesma média;
2o. menor idade;
3o. maior nota de matemática.

4 – CRITÉRIOS DE CONCESSÃO DE BOLSAS
Serão concedidos descontos para candidatos que obtiverem média final de, no mínimo, 5,000 (cinco).

Os candidatos que obtiverem média mínima 5,000 receberão um desconto de 10%. Acima deste valor será avaliado o valor de bolsa com os coordenadores do curso podendo chegar para os alunos que obtiverem média acima de 8,00 até 50% de descontos.

5 – DATA DA PROVA
As provas serão realizadas por agendamento. As provas serão realizadas nas dependências do Curso Seleção; 702/703 Norte, Bloco A, entrada pelo Edifício Geraldo Machado, Sobreloja.

6 – DO VALOR
Para a realização da prova de bolsa agendada o aluno deverá efetuar o pagamento no valor de R$ 30,00 ( TRINTA REAIS ) através de depósito bancário, boleto ou cartão de crédito (à vista). Só poderá realizar o a prova de bolsa após o pagamento desta taxa.

Para efetuar o agendamento, clique aqui

—–x—–

PROGRAMA DE ESTUDO CONCURSO DE BOLSAS 2020
BOLSÃO 2020 (EPCAR / COLÉGIO NAVAL)

I – MATEMÁTICA
1 – Operações Fundamentais com Números Inteiros. 2 – Números Primos e Compostos; Múltiplos e Divisores; Regras de Divisibilidade por 2, 3, 5, 6, 9 e 10. 3 – MDC e MMC. 4 – Operações com Números Racionais; Números Decimais: Decimais Exatos e Dízimas; Transformação de Dízimas Periódicas Simples em Frações. 5 – Razão e Proporção; Regra de Três Simples Direta e Inversa. 6 – Porcentagem. 7 – Equação, Sistema e Problema do 1o. grau. 8 – Potenciação e Radiciação. 9 – Produtos Notáveis: Quadrado de Somas e Diferenças e Diferença de Quadrados; Fatoração de Expressões Algébricas. 10 – Ângulos: Conceitos; Ângulos Adjacentes, Opostos pelo Vértice, Complementares e Suplementares; Bissetriz de um Ângulo. 11 – Sistemas de retas paralelas cortadas por Transversais. Ângulos Correspondentes, Colaterais e Alternos. 12 – Triângulos: Relações Angulares Básicas. Classificação de Triângulos quanto aos Lados e quanto aos Ângulos; Principais Cevianas (Altura, Bissetriz e Mediana); Propriedades dos Triângulos Isósceles, Eqüilátero e Retângulo. 13 – Quadriláteros: Relações Angulares Básicas. Propriedades do Paralelogramo, do Retângulo, do Losango, do Quadrado e do Trapézio. 14 – Sistema Métrico Decimal: Unidades de Massa, Capacidade, Comprimento, Área e Volume; Relação entre Unidades de Volume e Capacidade.

II –PORTUGUÊS
1 – Interpretação de Textos. 2 – Ortografia: emprego de letras, separação silábica, acentuação gráfica. 3 – Pontuação: casos gerais. 4 – Classes de Palavras: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição. 5 – Análise Sintática: termos essenciais, integrantes e acessórios da oração. 6 – Semântica.

PROGRAMA DE ESTUDO CONCURSO DE BOLSAS 2020
BOLSÃO 2020 (AFA / ESPCEX / EFOMM / EN)

I- MATEMÁTICA
1) Teoria de Conjuntos: Conceitos e Operações. 2) Conjuntos Numéricos: Naturais, Inteiros, Racionais e Reais. 3) Aritmética dos Inteiros e dos Racionais. 4) Proporcionalidade e Porcentagem. 5) Potenciação e Radiciação. 6) Cálculo Algébrico: Operações com Expressões Algébricas; Produtos Notáveis; Fatoração e Frações Algébricas. 7) Cálculo com Radicais e Racionalização. 8) Equações, Sistemas e Problemas do 1o. e do 2o. Graus. 9) Funções: Domínio, Contradomínio e Imagem. Gráficos de Funções Reais; Funções do 1o. e do 2o. graus; Funções Modulares; Inequações do 1o. e do 2o. graus; Equações e Inequações Modulares. 10) Funções Logarítmicas e Exponenciais. 11) Sucessões: Progressões Aritmética e Geométrica. 12) Trigonometria: Medidas de Arcos e de Ângulos em Graus e em Radianos; Arcos Côngruos; Funções Trigonométricas; Equações Trigonométricas; Relações Principais entre as Funções Trigonométricas. 13) Matrizes e Determinantes: operações e propriedades. Sistemas Lineares: Resolução e Discussão. 14) Geometria Plana.

II- FÍSICA
1) Cinemática: Movimento Retilíneo e Circular. 2) Estática. 3) Dinâmica: Leis de Newton; Força de Atrito; Trabalho; Energia; Impulso; Quantidade de Movimento. 4) Mecânica dos Fluidos: Pressão; Massa Específica; Empuxo. 5) Termologia: Temperatura e Escalas Termométricas; Dilatação; Estudo dos Gases; Calorimetria. 6) Ótica: Reflexão; Refração; Espelhos e Lentes; Ótica Física.

III- PORTUGUÊS
1) Interpretação de Textos. 2) Fonética. 3) Ortografia. 4) Acentuação Gráfica. 5) Separação Silábica. 6) Pontuação. 7) Formação de Palavras. 8) Classe de Palavras. 9) Análise Sintática da Oração e do Período. 10) Concordância; Regência; Crase; Colocação Pronominal. 11) Semântica. 12) Figuras de Linguagem. D)