CN – Colégio Naval

O Colégio Naval (CN), localizado na cidade de Angra dos Reis no estado do Rio de Janeiro, é uma instituição de ensino da Marinha do Brasil (MB) responsável por formar seus alunos para assumirem a condição de aspirantes e ingressarem na Escola Naval (EN), responsável pela formação dos futuros oficiais da Marinha.

Para ingressar no CN, mais de 11 mil candidatos disputam por 190 vagas em um concurso público considerado um dos mais difíceis do Brasil para nível fundamental. O Concurso Público de Admissão ao Colégio Naval (CPACN) é composto de exames intelectuais, inspeção de saúde e avaliação de condicionamento físico.

As provas escritas do CPACN abordam as disciplinas de Matemática e Inglês no primeiro dia, e Português, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Redação no segundo dia de aplicação. Sendo aprovado no exame intelectual e nas etapas subsequentes, o candidato é convocado a se apresentar em Angra dos Reis para o início do curso e de sua vida militar.

Quer ficar por dentro do CPACN? Acesse:

https://www.inscricao.marinha.mil.br/marinha/index_concursos.jsp?id_concurso=374

O curso no Colégio Naval tem duração de 3 anos e é equivalente ao ensino médio regular, além das disciplinas físicas e militares necessárias para a vida castrense no mar. Após a efetiva matrícula, o então candidato assume a condição de aluno e passa a residir nas dependências do próprio CN, recebendo todos os auxílos necessários para sua formação, como alojamento, alimentação, fardamento, etc.. , além de receber um salário inicial de R$ 1066,00.