EPCAr – Escola Preparatória de Cadetes do Ar

 

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr), mais conhecida como nascente do poder aéreo, é uma instituição de ensino médio da Força Aérea Brasileira (FAB) sediada na cidade de Barbacena – MG  que tem como principal finalidade a formação acadêmica, moral e física de seus alunos para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA).

O ingresso na EPCAr se dá através de um exame de admissão que oferece todos os anos um total de 160 vagas para o sexo masculino e 20 vagas para o sexo feminino. Considerado um dos mais difíceis e concorridos do país, possui, em média, mais de 13 mil candidatos inscritos anualmente, e é composto de diversas etapas, como provas escritas, exames médicos e psicotécnicos, teste de aptidão e condicionamento físico e por fim, o estágio de adaptação militar (EAM). As provas escritas abordam os conteúdos de Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Redação, e são realizadas em meados de julho/agosto de cada ano. Após aprovado nos exames intelectuais, o candidato realiza uma série de exames médicos e psicológicos com o propósito de avaliar sua aptidão para as atividades realizadas durante o curso. Após isso, os candidatos aprovados na inspeção de Saúde e no teste de Aptidão Psicológica são submetidos a um teste físico, que assim como as etapas anteriores possui caráter eliminatório, e é composto de três etapas: teste de flexão de membros superiores (flexão de braço), teste de flexão de tronco (Abdominal) e Corrida de 12 minutos. Sendo aprovado em todas as etapas, o candidato é convocado a se apresentar em Barbacena para o início do EAM. Após a conclusão do estágio, o candidato é efetivamente matriculado no Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), se tornando aluno da EPCAr.

O curso preparatório de cadetes do ar (CPCAR) tem duração de 3 anos e equivale ao ensino médio regular, além de compreender as áreas de formação militar, moral e física. Durante o CPCAR, o aluno passa a viver sob regime de internato, residindo nos alojamentos da própria EPCAr, além de receber diversos auxílios como alimentação, assistência médica e dentária, e um salário inicial de R$ 1044,00.

Quer saber mais sobre o exame de admissão? Acesse o edital do último concurso:

http://www.fab.mil.br/cabine/concursos/IE_EA_CPCAR_2020_290519.pdf


No Replies to "EPCAr - Escola Preparatória de Cadetes do Ar"


    Got something to say?

    Some html is OK