EsPCEx – Escola Preparatória de Cadetes do Exército

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), localizada em Campinas (SP) é uma instituição de ensino superior do Exército Brasileiro que tem como finalidade formar seus alunos física e academicamente para ingresso na Academia das Agulhas Negras (AMAN).

O ingresso na EsPCEx é feito através de um concurso público realizado anualmente, voltado para jovens que estejam cursando ou tenham concluído o 3º ano do Ensino Médio, oferecendo cerca de 450 vagas sendo 400 delas para o sexo masculino e 50 para o sexo feminino, sendo disputadas anualmente por mais de 40 mil candidatos.

As provas escritas compreendem as disciplinas de  Língua Portuguesa, Redação, Física e  Química no primeiro dia, e Matemática, História, Geografia e Língua Inglesa no segundo dia de aplicação. Após a aprovação, os candidatos são submetidos a diversos testes e exames eliminatórios, como inspeções de saúde, teste de aptidão física, entre outros..

Quer saber mais sobre o concurso? acesse:

http://www.espcex.eb.mil.br/index.php/concurso

Sendo selecionado dentro das vagas ao final do exame de admissão, o candidato passa a se encontrar na condição de militar da ativa do Exército Brasileiro, no posto de Aluno da EsPCEx, passando a viver sobre regime de internato dentro da própria escola preparatória, dispondo de toda uma infraestrutura de alojamentos, refeitórios, instalações hospitalares e centros esportivos para todas as suas necessidades, atividades e treinamentos.

O curso na EsPCEx tem duração de um ano e é equivalente ao 1° ano do ensino superior. Após a conclusão do curso, os alunos tem vaga assegurada para ingressar na AMAN para a continuação da formação do oficial combatente do Exército, além de receberem um salário inicial de R$ 1054,00 até R$ 6268,00 após formado na academia.


No Replies to "EsPCEx - Escola Preparatória de Cadetes do Exército"


    Got something to say?

    Some html is OK